A Campanha Via Livre, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de desobstruir espaços públicos como calçadas, ruas, avenidas e praças, em Goiana, Região Metropolitana do Recife. A iniciativa visa orientar os comerciantes e barraqueiros sobre a necessidade de desobstruir calçadas e vias na área comercial e nos bairros da cidade.
A iniciativa cumpre determinação do Ministério Público (MP), que instaurou Procedimento Administrativo solicitando providências para a desocupação dos equipamentos e áreas públicas ocupadas irregularmente no município de Goiana.
O MP argumenta que muitos comerciantes e moradores utilizam indevidamente as calçadas e ruas, instalando anúncios, tendas e outros obstáculos, prejudicando a mobilidade das pessoas, obrigando-as a transitar pela rua, sob o risco de serem atropeladas e ferindo o direito à locomoção.
“A ocupação irregular dos espaços públicos constitui em obstáculo ao livre trânsito dos cidadãos, especialmente às pessoas com deficiência, idosos, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida”, destaca o promotor Fabiano de Araújo Saraiva.
Divulgação |
A Campanha educativa que está sendo realizada pelas secretarias de Comunicação de Goiana e de Obras, contando com logomarca, divulgação nas redes sociais, produção e divulgação de release, produção de vídeos, e entrevistas nas rádios.
O vice-presidente da Associação dos Deficientes e Familiares de Goiana, Josias Vicente, afirma que os obstáculos nas calçadas prejudicam toda a população, principalmente os deficientes. “Queremos que haja melhoria na acessibilidade de Goiana. Encontramos muitos obstáculos que dificultam a nossa passagem. Precisamos conscientizar a população a não colocar obstáculos nas calçadas”, destaca.