Carpina Notícias

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Turismo

Curso promovido pela AD Goiana vai formar 140 condutores nativos e fortalecer o turismo

Fonte de geração de emprego e renda, o turismo de Goiana vai ganhar um grande reforço com a formação de 140 condutores nativos, moradores das comunidades, que vão atuar como agentes de divulgação do turismo criativo no município. Desses participantes, com idades entre 18 e 35 anos, 50 serão selecionados para um estágio com os condutores nativos de Olinda. A abertura da formação, que é uma iniciativa da Prefeitura de Goiana, através da AD Goiana, será realizada na próxima segunda-feira (28), às 18h30, no núcleo de Tejucupapo.

Os participantes do Curso de Formação de Condutores Nativos vão estudar temas como: Fundamentos do Turismo; Línguas; Procedimentos de segurança e saúde; Roteiros turísticos; história de Goiana e suas manifestações populares; e monumentos históricos e comunitários; e os principais roteiros criativos que fazem parte da história de Goiana.

Entre eles estão o pátio das Heroínas do Tejucupapo, a Barra de Catuama, o passeio do Baldo do Rio até a foz, o Roteiro Gastronômico Quilombola de São Lourenço, a Civilização do Açúcar, Caboclinhos, e a História da Vila da Fábrica. O projeto prevê também, posteriormente, a criação da Associação de Condutores Nativos de Goiana.

“Goiana como um destino que contempla natureza, cultura e história necessita desta mão de obra nativa e capacitada, que será um base forte para consolidar a cidade como um forte destino turístico no estado”, destaca Rubens Belarmino, diretor presidente da AD Goiana.

IMPORTÂNCIA

O turismo criativo tem crescido no Brasil e no mundo e nele o visitante experimente e vive as realidades dos locais visitados. Nesse contexto, lugares ricos em história, cultura e legados comunitários desenvolvem o turismo de base comunitária onde os habitantes locais se tornam agentes ativos pela sua experiência e conhecimento do território, da sociedade local e da cultura destes destinos. Devido a sua importância, o Ministério do Turismo no Brasil institui a figura do condutor nativo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *